REALISMO E NATURALISMO
Vamos conhecer mais um pouco do Realismo e do Naturalismo, estilos de época que revolucionaram a literatura brasileira e se opuseram aos ideais do Romantismo
Contexto histórico
-Por volta da década de 1870, o Partido Republicano organizou-se no Brasil, ao mesmo tempo em que as oligarquias cafeeiras passaram a incorporar um discurso em favor da industrialização e da modernização do país.
-Tal posicionamento estava em consonância com as leis abolicionistas que favoreceram a substituição da mão de obra escrava pelo imigrante europeu. Em 1889, a Proclamação da República acabou com a Monarquia, mas a ascensão do Exército ao poder não atendia às ambições das elites cafeeiras do Sudeste brasileiro.
-Nesse contexto, surge o Realismo, expondo, por meio de suas obras literárias, a crise do Império, os ideais abolicionistas e republicanos.
-Esse movimento apresentou ideias contrárias ao Romantismo, inspiradas principalmente no Positivismo, no Evolucionismo e na filosofia alemã, como o Objetivismo, o Determinismo, o Materialismo e o Cientificismo.
-O marco literário do Realismo se deu em 1881 com a publicação de duas obras: "O Mulato", de Aluísio de Azevedo, o primeiro romance naturalista e"Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, o primeiro romance realista da literatura brasileira.
O NATURALISMO
Agora,vamos conhecer um pouco do Naturalismo.Assista os vídeos a seguir para aprimorar a sua compreensão do tema:
Conhecemos um pouco mais do Naturalismo,vejamos informações sobre o importante autor desse estilo:Aluísio de Azevedo!
Curta metragem: O CORTIÇO: https://www.youtube.com/watch?v=ZurJj5sorn4
Trechos do filme:O CORTIÇO








Nenhum comentário:
Postar um comentário