
Assista o vídeo a seguir para conhecer os principais aspectos da 1ª geração do modernismo brasileiro
https://www.youtube.com/watch?v=qAJL5vrGNdc
Assista os dois vídeos para saber como foi a SEMANA DE ARTE MODERNA
https://www.youtube.com/watch?v=ROaPDJ-VWsE
https://www.youtube.com/watch?v=PLmPNFjx2Tk
Com base na pesquisa nos seguintes sites responda em seu caderno as seguintes questões:
1.Quais são as principais características(estilo) das obras de Oswald de Andrade?
http://educacao.globo.com/literatura/assunto/autores/oswald-de-andrade.html
2.Quais são as principais características das obras de Manuel Bandeira
http://educacao.globo.com/literatura/assunto/autores/manuel-bandeira.html
3.Quais são as principais características (estilo_ das obras de Mário de Andrade?
http://educacao.globo.com/literatura/assunto/autores/mario-de-andrade.html
Agora leia as características de algumas das principais poesias da 1ª geração
Vou-me Embora pra Pasárgada-Manuel Bandeira

Manuel Bandeira, deixa bem clara a ideia de uma evasão para outra realidade do poeta, observando assim, uma das temáticas deste poema,ou seja, uma busca de um lugar perfeito (paraíso) para a passagem de atos comuns da vida. Observamos características que demonstra a biografia do poeta no poema, a partir da influência das aspirações do poeta em buscar felicidade, impedida por problemas pessoais.
Pneumotórax-Manuel Bandeira

No poema de Manuel Bandeira sentimos a valorização à vida cotidiana. Há uma incorporação em sua poética, da cultura popular, palavras do dia-a-dia ,versos livres e ironia. O autor nega radicalmente a lógica quando se diz no último verso - Não, a única coisa a fazer é tocar um tango argentino - Diante de tantos problemas pulmonares, tocar um tango argentino foi a forma de eufemismo para se dizer que não havia nada a se fazer e apenas aproveitar o que resta da vida.
Poética-Manuel Bandeira

Poética de Manuel bandeira é um bom exemplo de modelo da estética modernista, ele utiliza de linguagem cotidiana para ressaltar a negação dos valores poéticos passados, com o intuito de promover uma renovação na mente artística. Podemos perceber duas ideias no poema: a repulsa de elementos regulamentares, os quais transformam a arte em regras a serem seguidas e pregação de um sentimento natural, sem censuras e proibições.
Os sapos-Manuel Bandeira

Bandeira chama de sapos os poetas parnasianos que somente aceitavam a poesia rimada, formal, como os sonetos. Em “Os Sapos” ele também satirizou as reclamações dos poetas parnasianos e as comparou com o coaxar dos sapos num rio. “Os sapos”, de Manuel Bandeira é composto por 14 quartetos isométricos, em versos de redondilha menor, com um ritmo que varia. Com rimas ricas e pobres, o poema está construído segundo o rigor formal adotado pelo Parnasianismo.
Erro de português-Oswald de Andrade

Nenhum comentário:
Postar um comentário